quinta-feira, 16 de abril de 2009

Aceleração Média

Aceleração média
Quando um movimento apresenta variação da sua velocidade, ao longo do tempo, o movimento é um movimento variado - apresenta aceleração.
Os movimentos acelerados apresentam um aumento da velocidade e os retardados uma diminuição da velocidade.
A aceleração é uma grandeza que indica como a velocidade de um corpo varia ao longo do tempo.
A aceleração média, , é igual a:

em que é a variação da velocidade no intervalo de tempo Dt.
A aceleração é uma grandeza vetorial, que tem a mesma direção do vetor velocidade, . No caso de um movimento acelerado os vetores aceleração, , e velocidade, , têm o mesmo sentido. Num movimento retardado (aceleração negativa) o sentidos dos vetores aceleração e velocidade são contrários.
A unidade S.I. da aceleração é o m.s-2.

Aceleração instantânea
A aceleração instantânea é o valor da aceleração de um corpo num determinado instante.

Movimento retilíneo uniformemente acelerado (m.r.u.a.)
É um movimento em linha reta, com um valor de aceleração constante positivo (Gráfico 1). O valor da velocidade do corpo aumenta ao longo do tempo (Gráfico 2). A aceleração , tem a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade, .


Gráfico 1

Gráfico 2

Movimento retilíneo uniformemente retardado (m.r.u.r.)
É um movimento em linha reta, com um valor de aceleração constante negativo (Gráfico 3). A velocidade diminui ao longo do tempo (Gráfico 4). A aceleração, , tem a mesma direção e sentido inverso ao da velocidade, .


Gráfico 3

Gráfico 4

A velocidade é uma grandeza que mostra a rapidez com que um corpo se desloca. Existe também uma grandeza que mostra a rapidez com que a velocidade varia. Essa grandeza é a aceleração.
Podemos observar a variação de velocidade de carros, ônibus, caminhões e aviões no velocímetro desses veículos. Não existe aceleração quando o ponteiro do velocímetro não se move, isto é, quando o velocímetro marca sempre a mesma velocidade. Se o ponteiro do velocímetro está se movendo lentamente, é porque a velocidade está variando lentamente. Nesse caso, a aceleração é pequena. Quando o ponteiro se move rapidamente, a velocidade está variando rapidamente. Aí a aceleração é grande.

Nenhum comentário: