sábado, 28 de março de 2009

Pré-história

A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..

Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.

A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.

Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.

Períodos pré-históricos

Dentro da divisão da história elaborada pelos europeus, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem, o período mais longo de nosso passado. Assim, para facilitar seu estudo, esse período foi também dividido em três grandes momentos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Neolítico

O termo neolítico, escolhido para denominar o período da pré-história que vai de 10000 a.c a 5000 a.c,significava pedra nova(do grego neo=novo;lithos=pedra)mesolítico .A razão do nome é que os homens dessa época poliam a pedra usada na fabricação de seus instrumentos, aperfeiçoando sua tecnica

O Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.. Durante este período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).

As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também neste período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.

Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.

Neste momento deixam de usar peles de animais como vestimenta, que dificultam a caça e muitas outras atividades pelo seu peso, e passam a usar roupas de tecido de lã, linho e algodão, mais confortáveis e leves.

Essas mudanças de comportamento foram consideradas tão importantes que o arqueólogo Gordon Childe designou este momento de Revolução Neolítica, ou Revolução agrária, fator decisivo para a sobrevivência dos povos nesse período.

Os estudiosos acreditam que como o homem da Idade da Pedra não conhecia a escrita, ele gravava desenhos nas paredes das cavernas, que utilizava como meio de comunicação.

O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-histórico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro) caracterizou a transição da Pré-História para a História

* A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas.

* Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.

* Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje.

* A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana.

* Dão-se grandes conquistas técnicas do homem que, aliadas às transformações do ambiente, permitem ao ser humano controlar gradativamente a natureza.

* O homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos.

* A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões.

* Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica.

* Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.

Paleolítico

Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, neste período o homem fabricava utensílios de pedra lascada e madeira, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.).

No Paleolítico, os homens eram essencialmente caçadores e coletores, esse hominídeo caçava animais e comia vegetais, apresentando uma economia de subsistência, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos(nômades).

Este grande período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (até há 300 mil anos) e Paleolítico Superior (até 10 mil a.C.). (Na Europa e em locais onde houve glaciações, entre o Paleolítico e o Neolítico intercala-se o chamado Mesolítico.) O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno. Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior.

O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Antes do Paleolítico houve um período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico.

O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílexe pedra lascada e o uso pela primeira vez do fogo.

Significado

A palavra "paleolítico" vem do grego e significa "antiga pedra".

Duração

É o período da história do homem compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.

Características

* O homem vai descobrindo meios de dominar a natureza.

* Vive em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas.

* Desenvolve a linguagem para se comunicar.

* Fabrica utensílios de pedra, osso, madeira. Aparecem machados, martelos, lâminas cortantes e arpões feitos de pedra lascada.

* Fabrica anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira.

* Usa trajes de pele para se abrigar do frio.

* Caça, pesca e colhe frutas e raízes como meio de vida.

* Usa o fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais.

* Inicia a arte (pinturas) nas cavernas: figuras de animais, de cadáveres e cenas de caça. São famosas as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França).

* Acredita na magia e tem sentimento religioso: enterrava os mortos e protegia os túmulos com pedras. A arte nas cavernas tinha um sentido de magia para eles.

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Mesolítico

O Mesolítico (pedra intermediária) é um período da pré-história situado entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente (ou pelo menos, com duração razoável) apenas em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os dois períodos citados. As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesolíticos mais evidentes.

Iniciou-se com o fim do Pleistoceno, a cerca de 10 mil anos atrás, e se encerrou com a introdução da agricultura, em épocas que variam de acordo com a região.

Culturas mesolíticas

Cultura mesolítica Culturas mesolíticas são as que surgem na transição entre as que ainda representam uma economia de produção. Um fenômeno que aparece com carácter geral nas culturas mesolíticas é a tendência para as formas microlíticas e geométricas na indústria lítica e o desaparecimento gradual da indústria óssea. Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso.Estas culturas não surgem em todo o lado ao mesmo tempo nem têm idêntica duração. Na Europa continental e nórdica o desenvolvimento das culturas mesolíticas procede da degradação gradual da cultura magdalenense do Paleolítico final, à medida que as novas condições climáticas originavam uma diminuição e transformação da fauna ao ritmo da diminuição progressiva do glaciar escandinavo. As culturas mesolíticas do norte da Europa são em grande parte tributárias da anterior tradição magdalenense.

Em França, o processo de degradação do Paleolítico dá lugar ao aparecimento da cultura azilense na zona pirenaica, com extensão pela zona cantábrica da Península Ibérica, cultura de transição sem grandes novidades e que continua as antigas técnicas paleolíticas. No entanto, em França podem-se encontrar vestígios da cultura tardenoisense (nome derivado de Tardenois, onde se situa o jazigo de Fère), característica dos terrenos baixos e zonas de dunas. No Mesolítico grande importância adquirem os concheiros portugueses das margens do Tejo, onde está assente uma população que vai evoluindo lentamente e na qual aparecem já muitos elementos raciais mistos. Os principais jazigos são Cabeço da Amoreira, Cova da Onça e Fonte do Padre Pedro. A este ciclo cultural pertencem também as oficinas de trabalho manual de sílex, ao ar livre, que existem na região tarraconense.

Idade de Metais

Denomina-se Idade dos Metais o período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos. O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil. Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou e se diversificou, atingindo o ferro, um dos metais que necessita de técnicas mais aprimoradas para ser aproveitado, pois requer uma temperatura muito elevada para a sua fusão. O ferro era usado principalmente para a fabricação de armas.

As esculturas também foram bastante comuns no período e eram feitas de barro com moldes de cera.

Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas civilizações da história da humanidade.

A Idade dos Metais ocorreu na pré-história no período neolítico, onde iniciou-se a fabricação de armas e o surgimento da escrita.

Características

* Com a descoberta do uso dos minérios, como o cobre, o bronze e o ferro, o homem do neolítico dá um grande passo para o progresso, abrindo nova era chamada de Idade dos Metais.

* As aldeias agrícolas crescem e dão lugar aos centros urbanos com vários melhoramentos. Vão surgindo cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado.

* Surgem novas armas, mais poderosas, o que permitiu a alguns reinos dominarem outros pela guerra, formando-se assim os primeiros impérios com a presença de escravos.

* As novas civilizações da Idade dos Metais procuram desenvolver-se perto dos grandes rios e vales.

* A agricultura tomou impulso com novas técnicas (drenagem, irrigação) e novos instrumentos. Aparece o comércio (à base de trocas), a navegação progride com barcos a vela.

* Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4.000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.

Idade da Terra

O planeta Terra existe há uns cinco bilhões de anos. Mas na maior parte desse longuíssimo tempo não havia sinal de vida sobre a Terra. As primeiras formas de vida que surgiram através de milhões de anos foram se tornando mais completas e evoluídas, até chegar aos grandes animais e ao aparecimento dos grandes hominídeos, por volta de 2 milhões de anos atrás.

 

Fonte: Wikipédia

>

Nenhum comentário: